Mentes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mentes

Um fórum que busca integrar portadores, profissionais e simpatizantes dos mais variados assuntos psicológicos.

Você está ouvindo a Rádio USP
 
InícioInício  PortalPortal  SitesSites  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sociedade dos poetas loucos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeTer Jan 22, 2008 2:39 pm

Se você conhece algum poeta louco que escrevia poesia ou alguma poesia escrita por um louco poeta, poste ela aqui...

Pra começar, fiz uma introdução, mas espero ver nomes conhecidos por aqui.

Poetas Loucos

Poetas se recolhem em total abandono
Tire-lhe à pena
Esconda seus papéis na gaveta, mantenha
E as palavras o encontrarão no sonho

Tire-lhe o computador
E encontre em seu peito a dor
Luta sem vaidades
Pra trazer da boca suas verdades

A depressão é conflitante
Sentimento de incapacidade
Porque é dilacerante
Deixar sair a verdade

Em um instante se inspira
Seu pensamento indo além
A lembrança de tua amada conspira
Teu coração, teu requiem

E começa a falar de rosas
Vê sua amada descalça ao mar
Balançando seu vestido em rodas
Num cheiro descobre o que é amar

Abaixa-se na areia
E deita feito sereia
Escreve com sangue
Pra sempre e adiante...

Se envolve num beijo
Une o rio e o mar
A sorte chega num realejo
Começa a ganhar

Abre os olhos
Inspira pra criar

Poetas são loucos
Se banham de lua aos poucos
Entendem de cheiros e flores
Da boca espalham odores

Poemas perfumados
Que enfeitam a vida de alguém
Que anda com pés alados
Mas tal dom não têm

Louco poeta do nariz
Doce torna seu martírio
Confunde a amada com um lírio
Diz: "Vem comigo, faz-me feliz".

Aline Maria Pacheco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Van Clown
Novato
Novato
Van Clown


Número de Mensagens : 8
Idade : 40
Localização : Sampa
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Nós Hi Fell Cow Juntos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Jan 23, 2008 4:16 am

Nós Hi Fell Cow Juntos

(Máxima do adestrato)

Rosas são vermelhas
Violetas são azuis
O açúcar é doce
E eu gosto de blues...

Roses are red
Violets are blue
The honey sugar,
I Love you.

Rosas são o sexo
Feito em rubra cor
Oh, viver complexo!
Ah, florado amor!

The night is black
Black is blues.
Sugar is White,
Most know as you.

SOUZA, edivan santos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.edivansantos.zip.net
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Jan 23, 2008 8:39 am

Até decorei esse primeiro verso já.... só risada por aqui..
Mas depois vc me surpreendeu....adorei. O título já é digno do tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 5:51 am

Munch, Van Gogh, Picasso - De muitos artistas sempre se disse que não batiam lá muito bem da cabeça. Pois agora aumentam as evidências científicas de que criatividade e doença mental andam de fato muito próximas


Muitas pessoas já me caracterizaram como louco", escreveu certa vez Edgar Allan Poe (1809-1849). "Resta saber se a loucura não representa, talvez, a forma mais elevada de inteligência." Nessa sua suspeita de que genialidade e loucura talvez estejam intimamente entrelaçadas, o escritor americano não estava sozinho. Muito antes, Platão mostrara acreditar em uma espécie de "loucura divina" como base fundamental de toda criatividade.

Uma lista interminável de artistas célebres, parte deles portadores de graves transtornos psíquicos, parece confirmar o ponto de vista do filósofo grego. Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Lord Byron, Liev Tolstói, Serguei Rachmaninov, Piotr Ilitch Tchaikóvski, Robert Schumann - o célebre poder criativo de todos eles caminhava lado a lado com uma instabilidade psíquica claramente dotada de traços patológicos. Variações extremas de humor, manias, fixações, dependência de álcool ou drogas ainda hoje atormentam a vida de muitas mentes criativas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 6:00 am

SERÁ MERA COINCIDÊNCIA?

No início do século XX, a busca pelas raízes da genialidade era um dos temas mais palpitantes da investigação psicológica. Cientistas de ponta tinham poucas dúvidas de que certos males psíquicos davam asas à imaginação. "Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, criam-se as melhores condições para o surgimento daquele tipo de genialidade efetiva que entra para os livros de história", sentenciava o filósofo e psicólogo americano William James (1842-1910). Pessoas assim perseguiriam obsessivamente suas idéias e seus pensamentos - para seu próprio bem ou mal -, e isso as distinguiria de todas as outras.

Sigmund Freud também se interessou pelo assunto. Convicto de que encontraria "algumas verdades psicológicas universais", analisou vida e obra de artistas e escritores famosos, buscando pistas de transtornos mentais. Mas foi somente a partir dos anos 70 que Nancy Andreasen, psiquiatra da Universidade de Iowa, começou a investigar de forma sistemática a suposta ligação entre genialidade e loucura. Participaram de sua experiência 30 escritores cujo talento criativo havia sido posto à prova na renomada oficina de autores da universidade.

Andreasen examinou essas personalidades à procura de distúrbios psíquicos e comparou os dados obtidos aos daqueles grupos de um grupo de controle: 80% dos escritores relataram perturbações regulares do humor, ante 30% no grupo de controle. Quarenta e três por cento dos artistas satisfaziam os critérios para o diagnóstico de uma ou outra forma de patologia maníaco-depressiva, o que, no grupo de controle, só se verificou em uma a cada dez pessoas. Durante o estudo, dois escritores cometeram suicídio - dado que, segundo Andreasen, não seria estatisticamente significativo. A psiquiatra comprovou pela primeira vez e com métodos científicos que, por trás da suposta conexão entre criatividade elevada e psique enferma, haveria algo mais que o mero e surrado lugar-comum.

Em 1983, Kay Redfield Jamison conduziu um estudo em que obteve resultados claros e semelhantes. Psicóloga da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, ela contatou 47 pintores e poetas britânicos renomados. Seguindo os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), examinou a presença de transtornos de humor caracterizados por fases depressivas.

Segundo o Manual, esses transtornos são marcados por estados depressivos que duram de duas a quatro semanas e prejudicam sensivelmente o cotidiano dos pacientes, que não conseguem animar-se para nada, sofrem perturbações da concentração e do sono e têm pensamentos negativos beirando o desespero total. A presença desses sintomas aponta para o chamado transtorno depressivo maior. Mas, além desse, há também os transtornos bipolares, nos quais fases depressivas são alternadas com picos de euforia - os episódios maníacos. Nesse caso, os pacientes quase não dormem, estão sempre ocupados com alguma coisa, seus pensamentos saltam de um tema a outro e eles atribuem a suas idéias - e, em geral, também a si próprios - grandeza absoluta.

Tais males psíquicos, caracterizados como depressões maníacas, estão entre os transtornos de humor pelos quais Jamison procurava em seu estudo. Ela constatou que quase 40% dos artistas examinados haviam requerido ajuda médica alguma vez na vida - taxa 30 vezes mais alta que a verificada entre a média da população. A corporação dos escritores revelou ser a que sofria dos problemas psíquicos mais severos. Um a cada dois poetas já havia recorrido a tratamento psiquiátrico em virtude de depressão ou episódios maníacos.

Na década de 80, Hagop Aksikal entrevistou outros 20 artistas europeus, tendo por base os critérios do DSM. Dois terços deles sofriam de episódios depressivos recorrentes, muitas vezes combinados com os chamados estados hipomaníacos - forma menos pronunciada da mania. Como constatou esse psicólogo da Universidade da Califórnia, em San Diego, metade dos artistas tinha enfrentado depressão em algum momento da vida. Tendência semelhante, aliás, Aksikal já havia observado entre músicos de blues nos Estados Unidos.

Com base nessas pesquisas, Jamison concluiu que o grande número de artistas com diagnóstico de depressão ou de transtornos bipolares já não podia ser atribuído ao acaso. A pesquisadora admitia deficiências metodológicas também em seu próprio estudo - por exemplo, o número demasiadamente reduzido da amostra -, mas a conexão entre instabilidade psíquica e potencial criativo era evidente.

Ruth L. Richards e colegas da Harvard Medical School, em Boston, tentaram abordar a questão de outro ponto de vista. Em vez de saírem em busca de males psíquicos em artistas reconhecidos, inverteram a pergunta: portadores de enfermidades psíquicas seriam particularmente criativos? Eles examinaram a criatividade de 17 pacientes com depressão maníaca manifesta e de 16 ciclotímicos - a forma mais amena do transtorno bipolar -, com base na chamada Lifetime -Creativity Scale.

Nessa escala de criatividade influenciam não apenas os testes relacionados ao pensamento inovador e original, mas também o desempenho criativo nas esferas pessoal e profissional. Os pacientes saíram-se melhor que o grupo de pessoas utilizado para comparação, composto de indivíduos sem qualquer histórico psiquiátrico.

O tipo de transtorno desempenhou aí papel bastante decisivo. Os participantes ciclotímicos revelaram-se muito mais criativos. Além disso, ficaram atrás de seus familiares sem distúrbios psíquicos evidentes, também avaliados. A hipótese aventada pelos pesquisadores foi, portanto, a de que os parentes dos pacientes talvez tendessem à instabilidade psíquica, cuja manifestação neles se daria de forma tão amena que não lhes causaria problemas. "É possível que pessoas com tendência reduzida, talvez até imperceptível, à instabilidade bipolar sejam mais criativas", concluíram os pesquisadores.

Nesse meio tempo, o pensamento aguçado, de criatividade incomum, e a produtividade elevada passaram até mesmo a serem considerados indícios no diagnóstico de fases maníacas. Mas como uma enfermidade tão perturbadora e destrutiva pode incrementar nosso poder criativo? Afinal, normalmente reina o caos entre os maníaco-depressivos, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Em meio a episódios maníacos, endividam-se, mergulham em relacionamentos duvidosos e aventuras sexuais sem medir as conseqüências. Agressões e até mesmo alucinações integram o quadro. Então, a esse apogeu temporário segue-se sempre o mergulho em depressão profunda.

O psicólogo americano Joy Paul Guilford (1897-1987) definiu criatividade como a capacidade de, diante de um problema, "encontrar respostas incomuns, de associação longínqua". Para chegar a uma idéia original, abandonam caminhos já trilhados e pensam de modo diferente. O intelecto, então, não se aferra à busca de uma única solução correta, mas move-se em diversas direções. Quanto mais fluentes e livres jorrarem os pensamentos, melhor.

São precisamente esses talentos que os portadores de transtornos bipolares exibem em abundância na fase maníaca. Seu cérebro trabalha à toda, despejando idéias nada convencionais. Essa imensa produção está longe de resultar apenas em coisas sensatas, mas pouco importa: a massa de idéias que brota da mente maníaca eleva a probabilidade de que haja entre elas alguns lampejos mentais "genuínos".


O psicólogo Eugen Bleuler, contemporâneo de Freud, via aí o elo procurado entre genialidade e doença mental. "Mesmo que apenas os casos amenos produzam algo de valor, o fato de neles as idéias fluírem com mais rapidez e, sobretudo, de as inibições desaparecerem estimula as capacidades artísticas."

Também para Jamison, o segredo está no pensamento rápido e flexível, bem como no dom de unir coisas que, à primeira vista, não possuem qualquer conexão entre si. O que Bleuler, no passado, só podia supor hoje é confirmado por estudos científicos. Assim, pacientes de hipomania mostram superioridade em testes de associação de palavras: num espaço de tempo delimitado e com uma palavra dada, são capazes de associar quantidade bem maior de conceitos que pessoas em perfeitas condições psíquicas. Dão menos respostas estatisticamente "normais" que as do grupo de controle, mas encontram soluções heterodoxas em número três vezes maior.

Hipomaníacos chamam a atenção também por seu modo de falar. Tendem a fazer uso de rimas e empregam com freqüência associações sonoras, tais como as aliterações. Além disso, seu vocabulário compreende em média três vezes mais neologismos que o de uma pessoa saudável. E mais: nos pacientes em fase maníaca, a rapidez do processo de pensamento traduz-se numa elevação do quociente de inteligência.

Maníaco-depressivos exibem também certas qualidades não cognitivas muito úteis aos artistas. Robert DeLong, psicólogo da Harvard Medical School, pediu a um grupo de crianças, todas com sinais precoces de transtorno bipolar, que fizesse desenhos sobre um tema.

Na comparação com o grupo de controle, não apenas seu nítido e transbordante poder de imaginação chamou atenção. DeLong ficou ainda mais impressionado com a extraordinária capacidade de concentração dessas crianças, que se dedicaram durante horas à tarefa, sem se deixar distrair por coisa alguma. Como resultado, seu brilhantismo revelou-se tanto no desempenho espantoso da memória quanto nos desenhos detalhados.

Energia fabulosa e concentração total caracterizam também as fases criadoras de muitos pintores, escultores, escritores e poetas. Muitos deles varam noites escrevendo ou passam horas sem fim no ateliê, sem dormir.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 6:50 am

Escolhi para ilustrar tudo visto acima, Byron... e o que talvez eu possa dizer que mais gosto dele...como é só um talvez prefiro dizer que foi o que escolhi achar mais apropriado para esta ocasião.

A uma taça feita de um crânio humano
Tradução de Castro Alves

Não recues! De mim não foi-se o espírito...
Em mim verás - pobre caveira fria -
Único crânio que, ao invés dos vivos,
Só derrama alegria.

Vivi! amei! bebi qual tu: Na morte
Arrancaram da terra os ossos meus.
Não me insultes! empina-me!... que a larva
Tem beijos mais sombrios do que os teus.

Mais val guardar o sumo da parreira
Do que ao verme do chão ser pasto vil;
-Taça - levar dos Deuses a bebida,
Que o pasto do reptil.

Que este vaso, onde o espírito brilhava,
Vá nos outros o espírito acender.
Ai! Quando um crânio já não tem mais cérebro
... Podeis de vinho o encher!

Bebe, enquanto inda é tempo! Uma outra raça,
Quando tu e os teus fordes nos fossos,
Pode do abraço te livrar da terra,
E ébria folgando profanar teus ossos.
E por que não? Se no correr da vida

Tanto mal, tanta dor ai repousa?
É bom fugindo à podridão do lado
Servir na morte enfim p'ra alguma coisa!...


deus.....genial....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 6:55 am

Depois eu vejo se falo do Poe...fiz até teatro dele este ano...mas tá...eu faço esse sacrifício...

Eu confesso, só vim premeditar isso pq eu não estava suportando o número ímpar das minhas mensagens...rs*
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 8:18 am

Eu ia considerar FLOOD, mas já que foi justificado, deixo passar. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 24, 2008 9:24 am

rs*.... hehe, vc hein...

nada de abuso de poder hein....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeTer Jan 29, 2008 5:07 am

ANNABEL LEE *
(de Edgar Allan Poe)

Foi há muitos e muitos anos já,
Num reino de ao pé do mar.
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar;
E vivia sem outro pensamento
Que amar-me e eu a adorar.

Eu era criança e ela era criança,
Neste reino ao pé do mar;
Mas o nosso amor era mais que amor --
O meu e o dela a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram
a ambos nós invejar.

E foi esta a razão por que, há muitos anos,
Neste reino ao pé do mar,
Um vento saiu duma nuvem, gelando
A linda que eu soube amar;
E o seu parente fidalgo veio
De longe a me a tirar,
Para a fechar num sepulcro
Neste reino ao pé do mar.

E os anjos, menos felizes no céu,
Ainda a nos invejar...
Sim, foi essa a razão (como sabem todos,
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite
Gelando e matando a que eu soube amar.

Mas o nosso amor era mais que o amor
De muitos mais velhos a amar,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar
Poderão separar a minha alma da alma
Da linda que eu soube amar.

Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares
Da linda que eu soube amar;
E assim 'stou deitado toda a noite ao lado
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No sepulcro ao pé do mar,
Ao pé do murmúrio do mar.


Fernando Pessoa
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeTer Jan 29, 2008 5:48 am

Aproveitando o embalo do Poe

O CORVO *
(de Edgar Allan Poe)

Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste,
Vagos, curiosos tomos de ciências ancestrais,
E já quase adormecia, ouvi o que parecia
O som de algúem que batia levemente a meus umbrais.
"Uma visita", eu me disse, "está batendo a meus umbrais.


É só isto, e nada mais."
Ah, que bem disso me lembro! Era no frio dezembro,
E o fogo, morrendo negro, urdia sombras desiguais.
Como eu qu'ria a madrugada, toda a noite aos livros dada
P'ra esquecer (em vão!) a amada, hoje entre hostes celestiais -
Essa cujo nome sabem as hostes celestiais,


Mas sem nome aqui jamais!
Como, a tremer frio e frouxo, cada reposteiro roxo
Me incutia, urdia estranhos terrores nunca antes tais!
Mas, a mim mesmo infundido força, eu ia repetindo,
"É uma visita pedindo entrada aqui em meus umbrais;
Uma visita tardia pede entrada em meus umbrais.


É só isto, e nada mais".
E, mais forte num instante, já nem tardo ou hesitante,
"Senhor", eu disse, "ou senhora, decerto me desculpais;
Mas eu ia adormecendo, quando viestes batendo,
Tão levemente batendo, batendo por meus umbrais,
Que mal ouvi..." E abri largos, franqueando-os, meus umbrais.


Noite, noite e nada mais.
A treva enorme fitando, fiquei perdido receando,
Dúbio e tais sonhos sonhando que os ninguém sonhou iguais.
Mas a noite era infinita, a paz profunda e maldita,
E a única palavra dita foi um nome cheio de ais -
Eu o disse, o nome dela, e o eco disse aos meus ais.

Isso só e nada mais.
Para dentro então volvendo, toda a alma em mim ardendo,
Não tardou que ouvisse novo som batendo mais e mais.
"Por certo", disse eu, "aquela bulha é na minha janela.
Vamos ver o que está nela, e o que são estes sinais."
Meu coração se distraía pesquisando estes sinais.


"É o vento, e nada mais."
Abri então a vidraça, e eis que, com muita negaça,
Entrou grave e nobre um corvo dos bons tempos ancestrais.
Não fez nenhum cumprimento, não parou nem um momento,
Mas com ar solene e lento pousou sobre os meus umbrais,
Num alvo busto de Atena que há por sobre meus umbrais,


Foi, pousou, e nada mais.
E esta ave estranha e escura fez sorrir minha amargura
Com o solene decoro de seus ares rituais.
"Tens o aspecto tosquiado", disse eu, "mas de nobre e ousado,
Ó velho corvo emigrado lá das trevas infernais!
Dize-me qual o teu nome lá nas trevas infernais."


Disse o corvo, "Nunca mais".
Pasmei de ouvir este raro pássaro falar tão claro,
Inda que pouco sentido tivessem palavras tais.
Mas deve ser concedido que ninguém terá havido
Que uma ave tenha tido pousada nos meus umbrais,
Ave ou bicho sobre o busto que há por sobre seus umbrais,


Com o nome "Nunca mais".
Mas o corvo, sobre o busto, nada mais dissera, augusto,
Que essa frase, qual se nela a alma lhe ficasse em ais.
Nem mais voz nem movimento fez, e eu, em meu pensamento
Perdido, murmurei lento, "Amigo, sonhos - mortais
Todos - todos já se foram. Amanhã também te vais".


Disse o corvo, "Nunca mais".
A alma súbito movida por frase tão bem cabida,
"Por certo", disse eu, "são estas vozes usuais,
Aprendeu-as de algum dono, que a desgraça e o abandono
Seguiram até que o entono da alma se quebrou em ais,
E o bordão de desesp'rança de seu canto cheio de ais


Era este "Nunca mais".
Mas, fazendo inda a ave escura sorrir a minha amargura,
Sentei-me defronte dela, do alvo busto e meus umbrais;
E, enterrado na cadeira, pensei de muita maneira
Que qu'ria esta ave agoureia dos maus tempos ancestrais,
Esta ave negra e agoureira dos maus tempos ancestrais,


Com aquele "Nunca mais".
Comigo isto discorrendo, mas nem sílaba dizendo
À ave que na minha alma cravava os olhos fatais,
Isto e mais ia cismando, a cabeça reclinando
No veludo onde a luz punha vagas sobras desiguais,
Naquele veludo onde ela, entre as sobras desiguais,


Reclinar-se-á nunca mais!
Fez-se então o ar mais denso, como cheio dum incenso
Que anjos dessem, cujos leves passos soam musicais.
"Maldito!", a mim disse, "deu-te Deus, por anjos concedeu-te
O esquecimento; valeu-te. Toma-o, esquece, com teus ais,
O nome da que não esqueces, e que faz esses teus ais!"


Disse o corvo, "Nunca mais".
"Profeta", disse eu, "profeta - ou demônio ou ave preta!
Fosse diabo ou tempestade quem te trouxe a meus umbrais,
A este luto e este degredo, a esta noite e este segredo,
A esta casa de ância e medo, dize a esta alma a quem atrais
Se há um bálsamo longínquo para esta alma a quem atrais!


Disse o corvo, "Nunca mais".
"Profeta", disse eu, "profeta - ou demônio ou ave preta!
Pelo Deus ante quem ambos somos fracos e mortais.
Dize a esta alma entristecida se no Éden de outra vida
Verá essa hoje perdida entre hostes celestiais,
Essa cujo nome sabem as hostes celestiais!"


Disse o corvo, "Nunca mais".
"Que esse grito nos aparte, ave ou diabo!", eu disse. "Parte!
Torna á noite e à tempestade! Torna às trevas infernais!
Não deixes pena que ateste a mentira que disseste!
Minha solidão me reste! Tira-te de meus umbrais!
Tira o vulto de meu peito e a sombra de meus umbrais!"


Disse o corvo, "Nunca mais".
E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda
No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais.
Seu olhar tem a medonha cor de um demônio que sonha,
E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais,


Libertar-se-á... nunca mais!

Fernando Pessoa

Desconfio que tenha saido do mesmo site que o seu Very Happy .
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeTer Jan 29, 2008 5:57 am

Pode ser...ambas traduções de Fernando Pessoa.... não que eu não os saiba decor...letras impõe isso, mas hoje, eu queria apenas deitar e dormir, quem sabe nem mais acordar...resolvi procurar annabel pra ver se me animava um pouco.
Esta era a idéia mesmo....obrigada pela continuidade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Van Clown
Novato
Novato
Van Clown


Número de Mensagens : 8
Idade : 40
Localização : Sampa
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: A uma taça feita de um crânio humano   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Jan 30, 2008 11:26 am

Boa, muito boa!!!
Os nórdicos antigos fazima taças com os crânios dos inimigos.
Lord Byron reproduziu isso, após achar crânios mesosoicos em seu quintal.
A tradução de Castro é boa, mas o original em inglêsl tem umas coisas que se parecem mais com o sangue sobre as linhas. rs.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.edivansantos.zip.net
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Jan 30, 2008 12:18 pm

Continuando na onda do nome "Anna" ..... uma dessas com seu pai adotivo surgiram com essa... e em um crânio lindo de cristal e que ainda emite sons estranhos..eu também tomaria um vinho tinto...bem doce...o enfeitaria, mas acho que tomaria água gelada tbm...fazendo aquele aaaaahhhhhhh no cristal... Wink

Vamos pra mais um pedaço da história...

Os Crânios de Cristal são esculturas em pedra na forma de crânios humanos. As esculturas variam em tamanho, de poucas polegadas até o tamanho real. Algumas são feitas de puro cristal de quartzo, mas muitas são feitas de outros tipos de pedras, encontradas em abundância na Terra. Alguns crânios de pedra são artefatos genuínos de culturas meso-americanas, como os Astecas, e são conhecidos como máscaras de crânios ou cabeças da morte. Mas os crânios de cristal que interessam aos entusiastas da Nova Era, em busca de um Novo Paradigma para o próximo milênio, não são artefatos genuínos. Os cristais que intrigam os entusiastas da Nova Era alegadamente chegaram a nós através de Atlântida, originados de uma fonte extraterreste, e dotados de poderes mágicos como a produção espontânea de imagens holográficas e emissão de sons estranhos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Jan 31, 2008 6:10 pm

Liev Tolstoi

Ele disse que toda família feliz é igual, e toda família infeliz tem motivos distintos para o ser...

Guerra e Paz porque é o retrato completo de uma sociedade como uma grande familia, porque rimos e choramos sem parar, porque contém um mundo e as inquietações do protagonista, Pierre Bezhukov, que até hoje não foram respondidas

Suas melhores obras foram Guerra e Paz e Anna Karenina...do qual...prefiro não comentar..é é tão famoso que talvez dispense minha sinopse particular..

Junto a Fiódor Dostoiévski, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX.
E se tratando de romances do século 19...guerra e paz e crime e castigo do D. , são literaturas de cabeceira indispensáveis a quem quer um nível elevado de cultura, ou simplesmente, conhecer um pouco do mundo...o que crime e castigo ajuda, pois exemplifica toda a filosofia de Nietzsche de uma maneira acessível e profundamente dramática, de como o cérebro humano é capaz de racionalizar qualquer crime, que tudo é relativo, em suma, a pessoa que pensa e age, como Raskolnikoff, o protagonista. Vale tudo. Dostoiewski, para nos impedir de aniquilar uns aos outros, acrescenta que não se pode viver sem piedade.

Como toda mente brilhante, Tolstoi não teve um fim diferente, associado à corrente realista, tentou refletir fielmente a sociedade em que vivia, porém vítima de pneumonia, morreu miseravelmente numa estação de ferro, em 1910. E olha que não nasceu pobre...era filho de uma importante família ligada aos Czares..

Bem, pq ele se encaixa nesta categoria.... ele teve sua vida pessoal cheia de conflitos e sua personalidade dividida....suas obras foram o reflexo de sua vida...de sua sociedade, ao ler, dá pra entender melhor...ou seja, ele está aqui..pq sofria de um transtorno psíquico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeTer Fev 12, 2008 8:30 pm

Fernando Pessoa

É raro um país e uma língua adquirirem quatro grandes poetas em um dia, por isso, esse cara "era demais".
Após a morte do pai e do irmão caçula, Pessoa começou a inventar "heterônimos", pessoas imaginárias para povoar um "teatro íntimo do eu". O garoto de seis anos trocava cartas com um correspondente fictício. Sua mãe casou-se novamente, e a família mudou-se para África. No Natal veio à luz um certo Alexander Search, invenção para quem Pessoa criou uma biografia, traçou o horóscopo e em cujo nome calmamente translúcido escreveu poesia e prosa em língua inglesa. Seguir-se-iam outros 72 personagens em busca de um autor.
A maioria das pessoas pensam que ele criou somente 3 heterônimos..., perfeitos foram os três...com características físicas distintas sendo um louro de olhos azuis, um moreno..tendo dia e hora de nascimento... E tbm poucos sabem que ele fazia seus trabalhos em inglÊs até seus 28 anos.... e que começou a fazê-los em inglês, aos cinco anos.
O empresário do "eu"...era autodidata...yes....
Pseudônimos são tão velhos quanto a literatura. Os motivos são muitos. Eles se estendem desde a escrita política clandestina à pornografia, desde o ofuscamento brincalhão a sérios distúrbios de personalidade.
Eu tenho um carinho maior pelo Alberto Caeiro...então.....

Alberto Caeiro
II - O Meu Olhar


O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender ...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: O Gato Preto - Edgar Allan Poe   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 4:19 am

O gato preto - Edgar Alan Poe


Não espero nem peço que se dê crédito à história sumamente extraordinária e, no entanto, bastante doméstica que vou narrar. Louco seria eu se esperasse tal coisa, tratando-se de um caso que os meus próprios sentidos se negam a aceitar. Não obstante, não estou louco e, com toda a certeza, não sonho. Mas amanhã posso morrer e, por isso, gostaria, hoje, de aliviar o meu espírito. Meu propósito imediato é apresentar ao mundo, clara e sucintamente, mas sem comentários, uma série de simples acontecimentos domésticos. Devido a suas conseqüências, tais acontecimentos me aterrorizaram, torturaram e instruíram.
No entanto, não tentarei esclarecê-los. Em mim, quase não produziram outra coisa senão horror _ mas, em muitas pessoas, talvez lhes pareçam menos terríveis que grotesco. Talvez, mais tarde, haja alguma inteligência que reduza o meu fantasma a algo comum _ uma inteligência mais serena, mais lógica e muito menos excitável do que, a minha, que perceba, nas circunstâncias a que me refiro com terror, nada mais do que uma sucessão comum de causas e efeitos muito naturais.

Desde a infância, tomaram-se patentes a docilidade e o sentido humano de meu caráter. A ternura de meu coração era tão evidente, que me tomava alvo dos gracejos de meus companheiros. Gostava, especialmente, de animais, e meus pais me permitiam possuir grande variedade deles. Passava com eles quase todo o meu tempo, e jamais me sentia tão feliz como quando lhes dava de comer ou os acariciava. Com os anos, aumentou esta peculiaridade de meu caráter e, quando me tomei adulto, fiz dela uma das minhas principais fontes de prazer. Aos que já sentiram afeto por um cão fiel e sagaz, não preciso dar-me ao trabalho de explicar a natureza ou a intensidade da satisfação que se pode ter com isso. Há algo, no amor desinteressado, e capaz de sacrifícios, de um animal, que toca diretamente o coração daqueles que tiveram ocasiões freqüentes de comprovar a amizade mesquinha e a frágil fidelidade de um simples homem.

Casei cedo, e tive a sorte de encontrar em minha mulher disposição semelhante à minha. Notando o meu amor pelos animais domésticos, não perdia a oportunidade de arranjar as espécies mais agradáveis de bichos. Tínhamos pássaros, peixes dourados, um cão, coelhos, um macaquinho e um gato.

Este último era um animal extraordinariamente grande e belo, todo negro e de espantosa sagacidade. Ao referir-se à sua inteligência, minha mulher, que, no íntimo de seu coração, era um tanto supersticiosa, fazia freqüentes alusões à antiga crença popular de que todos os gatos pretos são feiticeiras disfarçadas. Não que ela se referisse seriamente a isso: menciono o fato apenas porque aconteceu lembrar-me disso neste momento.

Pluto _ assim se chamava o gato _ era o meu preferido, com o qual eu mais me distraía. Só eu o alimentava, e ele me seguia sempre pela casa. Tinha dificuldade, mesmo, em impedir que me acompanhasse pela rua.

Nossa amizade durou, desse modo, vários anos, durante os quais não só o meu caráter como o meu temperamento _ enrubesço ao confessá-lo _ sofreram, devido ao demônio da intemperança, uma modificação radical para pior. Tomava-me, dia a dia, mais taciturno, mais irritadiço, mais indiferente aos sentimentos dos outros. Sofria ao empregar linguagem desabrida ao dirigir-me à minha mulher. No fim, cheguei mesmo a tratá-la com violência. Meus animais, certamente, sentiam a mudança operada em meu caráter. Não apenas não lhes dava atenção alguma, como, ainda, os maltratava. Quanto a Pluto, porém, ainda despertava em mim consideração suficiente que me impedia de maltratá-lo, ao passo que não sentia escrúpulo algum em maltratar os coelhos, o macaco e mesmo o cão, quando, por acaso ou afeto, cruzavam em meu caminho. Meu mal, porém, ia tomando conta de mim _ que outro mal pode se comparar ao álcool? _ e, no fim, até Pluto, que começava agora a envelhecer e, por conseguinte, se tomara um tanto rabugento, até mesmo Pluto começou a sentir os efeitos de meu mau humor.

Certa noite, ao voltar a casa, muito embriagado, de uma de minhas andanças pela cidade, tive a impressão de que o gato evitava a minha presença. Apanhei-o, e ele, assustado ante a minha violência, me feriu a mão, levemente, com os dentes. Uma fúria demoníaca apoderou-se, instantaneamente, de mim. Já não sabia mais o que estava fazendo. Dir-se-ia que, súbito, minha alma abandonara o corpo, e uma perversidade mais do que diabólica, causada pela genebra, fez vibrar todas as fibras de meu ser.Tirei do bolso um canivete, abri-o, agarrei o pobre animal pela garganta e, friamente, arranquei de sua órbita um dos olhos! Enrubesço, estremeço, abraso-me de vergonha, ao referir-me, aqui, a essa abominável atrocidade.

Quando, com a chegada da manhã, voltei à razão _ dissipados já os vapores de minha orgia noturna, experimentei, pelo crime que praticara, um sentimento que era um misto de horror e remorso; mas não passou de um sentimento superficial e equívoco, pois minha alma permaneceu impassível. Mergulhei novamente em excessos, afogando logo no vinho a lembrança do que acontecera.

Entrementes, o gato se restabeleceu, lentamente. A órbita do olho perdido apresentava, é certo, um aspecto horrendo, mas não parecia mais sofrer qualquer dor. Passeava pela casa como de costume, mas, como bem se poderia esperar, fugia, tomado de extremo terror, à minha aproximação. Restava-me ainda o bastante de meu antigo coração para que, a princípio, sofresse com aquela evidente aversão por parte de um animal que, antes, me amara tanto. Mas esse sentimento logo se transformou em irritação. E, então, como para perder-me final e irremissivelmente, surgiu o espírito da perversidade. Desse espírito, a filosofia não toma conhecimento. Não obstante, tão certo como existe minha alma, creio que a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano - uma das faculdades, ou sentimentos primários, que dirigem o caráter do homem. Quem não se viu, centenas de vezes, a cometer ações vis ou estúpidas, pela única razão de que sabia que não devia cometê-las? Acaso não sentimos uma inclinação constante mesmo quando estamos no melhor do nosso juízo, para violar aquilo que é lei, simplesmente porque a compreendemos como tal? Esse espírito de perversidade, digo eu, foi a causa de minha queda final. O vivo e insondável desejo da alma de atormentar-se a si mesma, de violentar sua própria natureza, de fazer o mal pelo próprio mal, foi o que me levou a continuar e, afinal, a levar a cabo o suplício que infligira ao inofensivo animal. Uma manhã, a sangue frio, meti-lhe um nó corredio em torno do pescoço e enforquei-o no galho de uma árvore. Fi-lo com os olhos cheios de lágrimas, com o coração transbordante do mais amargo remorso. Enforquei-o porque sabia que ele me amara, e porque reconhecia que não me dera motivo algum para que me voltasse contra ele. Enforquei-o porque sabia que estava cometendo um pecado _ um pecado mortal que comprometia a minha alma imortal, afastando-a, se é que isso era possível, da misericórdia infinita de um Deus infinitamente misericordioso e infinitamente terrível.

Continua...


Última edição por em Qua Fev 13, 2008 4:34 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 4:22 am

Na noite do dia em que foi cometida essa ação tão cruel, fui despertado pelo grito de "fogo!". As cortinas de minha cama estavam em chamas. Toda a casa ardia. Foi com grande dificuldade que minha mulher, uma criada e eu conseguimos escapar do incêndio. A destruição foi completa. Todos os meus bens terrenos foram tragados pelo fogo, e, desde então, me entreguei ao desespero.

Não pretendo estabelecer relação alguma entre causa e efeito - entre o desastre e a atrocidade por mim cometida. Mas estou descrevendo uma seqüência de fatos, e não desejo omitir nenhum dos elos dessa cadeia de acontecimentos. No dia seguinte ao do incêndio, visitei as ruínas. As paredes, com exceção de uma apenas, tinham desmoronado. Essa única exceção era constituída por um fino tabique interior, situado no meio da casa, junto ao qual se achava a cabeceira de minha cama. O reboco havia, aí, em grande parte, resistido à ação do fogo _ coisa que atribuí ao fato de ter sido ele construído recentemente. Densa multidão se reunira em torno dessa parede, e muitas pessoas examinavam, com particular atenção e minuciosidade, uma parte dela, As palavras "estranho!", "singular!", bem como outras expressões semelhantes, despertaram-me a curiosidade. Aproximei-me e vi, como se gravada em baixo-relevo sobre a superfície branca, a figura de um gato gigantesco. A imagem era de uma exatidão verdadeiramente maravilhosa. Havia uma corda em tomo do pescoço do animal.

Logo que vi tal aparição, pois não poderia considerar aquilo como sendo outra coisa, o assombro e terror que se me apoderaram foram extremos. Mas, finalmente, a reflexão veio em meu auxílio. O gato, lembrei-me, fora enforcado num jardim existente junto à casa. Aos gritos de alarma, o jardim fora imediatamente invadido pela multidão. Alguém deve ter retirado o animal da árvore, lançando-o, através de uma janela aberta, para dentro do meu quarto. Isso foi feito, provavelmente, com a intenção de despertar-me. A queda das outras paredes havia comprimido a vítima de minha crueldade no gesso recentemente colocado sobre a parede que permanecera de pé. A cal do muro, com as chamas e o amoníaco desprendido da carcaça, produzira a imagem tal qual eu agora a via.

Embora isso satisfizesse prontamente minha razão, não conseguia fazer o mesmo, de maneira completa, com minha consciência, pois o surpreendente fato que acabo de descrever não deixou de causar-me, apesar de tudo, profunda impressão. Durante meses, não pude livrar-me do fantasma do gato e, nesse espaço de tempo, nasceu em meu espírito uma espécie de sentimento que parecia remorso, embora não o fosse. Cheguei, mesmo, a lamentar a perda do animal e a procurar, nos sórdidos lugares que então freqüentava, outro bichano da mesma espécie e de aparência semelhante que pudesse substituí-lo.

Uma noite, em que me achava sentado, meio aturdido, num antro mais do que infame, tive a atenção despertada, subitamente, por um objeto negro que jazia no alto de um dos enormes barris, de genebra ou rum, que constituíam quase que o único mobiliário do recinto. Fazia já alguns minutos que olhava fixamente o alto do barril, e o que então me surpreendeu foi não ter visto antes o que havia sobre o mesmo. Aproximei-me e toquei-o com a mão. Era um gato preto, enorme _ tão grande quanto Pluto _ e que, sob todos os aspectos, salvo um, se assemelhava a ele. Pluto não tinha um único pêlo branco em todo o corpo _ e o bichano que ali estava possuía uma mancha larga e branca, embora de forma indefinida, a cobrir-lhe quase toda a região do peito.

Ao acariciar-lhe o dorso, ergueu-se imediatamente, ronronando com força e esfregando-se em minha mão, como se a minha atenção lhe causasse prazer. Era, pois, o animal que eu procurava. Apressei-me em propor ao dono a sua aquisição, mas este não manifestou interesse algum pelo felino. Não o conhecia; jamais o vira antes.

Continuei a acariciá-lo e, quando me dispunha a voltar para casa, o animal demonstrou disposição de acompanhar-me. Permiti que o fizesse _ detendo-me, de vez em quando, no caminho, para acariciá-lo. Ao chegar, sentiu-se imediatamente à vontade, como se pertencesse a casa, tomando-se, logo, um dos bichanos preferidos de minha mulher.

De minha parte, passei a sentir logo aversão por ele. Acontecia, pois, justamente o contrário do que eu esperava. Mas a verdade é que - não sei como nem por quê _ seu evidente amor por mim me desgostava e aborrecia. Lentamente, tais sentimentos de desgosto e fastio se converteram no mais amargo ódio. Evitava o animal. Uma sensação de vergonha, bem como a lembrança da crueldade que praticara, impediam-me de maltratá-lo fisicamente. Durante algumas semanas, não lhe bati nem pratiquei contra ele qualquer violência; mas, aos poucos - muito gradativamente _ , passei a sentir por ele inenarrável horror, fugindo, em silêncio, de sua odiosa presença, como se fugisse de uma peste.

Sem dúvida, o que aumentou o meu horror pelo animal foi a descoberta, na manhã do dia seguinte ao que o levei para casa, que, como Pluto, também havia sido privado de um dos olhos. Tal circunstância, porém, apenas contribuiu para que minha mulher sentisse por ele maior carinho, pois, como já disse, era dotada, em alto grau, dessa ternura de sentimentos que constituíra, em outros tempos, um de meus traços principais, bem como fonte de muitos de meus prazeres mais simples e puros.

No entanto, a preferência que o animal demonstrava pela minha pessoa parecia aumentar em razão direta da aversão que sentia por ele. Seguia-me os passos com uma pertinácia que dificilmente poderia fazer com que o leitor compreendesse. Sempre que me sentava, enrodilhava-se embaixo de minha cadeira, ou me saltava ao colo, cobrindo-me com suas odiosas carícias. Se me levantava para andar, metia-se-me entre as pernas e quase me derrubava, ou então, cravando suas longas e afiadas garras em minha roupa, subia por ela até o meu peito. Nessas ocasiões, embora tivesse ímpetos de matá-lo de um golpe, abstinha-me de fazê-lo devido, em parte, à lembrança de meu crime anterior, mas, sobretudo _ apresso-me a confessá-lo _ , pelo pavor extremo que o animal me despertava. Esse pavor não era exatamente um pavor de mal físico e, contudo, não saberia defini-lo de outra maneira. Quase me envergonha confessar _ sim, mesmo nesta cela de criminoso _ , quase me envergonha confessar que o terror e o pânico que o animal me inspirava eram aumentados por uma das mais puras fantasias que se possa imaginar. Minha mulher, mais de uma vez, me chamara a atenção para o aspecto da mancha branca a que já me referi, e que constituía a única diferença visível entre aquele estranho animal e o outro, que eu enforcara. O leitor, decerto, se lembrará de que aquele sinal, embora grande, tinha, a princípio, uma forma bastante indefinida. Mas, lentamente, de maneira quase imperceptível _ que a minha imaginação, durante muito tempo, lutou por rejeitar como fantasiosa _, adquirira, por fim, uma nitidez rigorosa de contornos. Era, agora, a imagem de um objeto cuja menção me faz tremer... E, sobretudo por isso, eu o encarava como a um monstro de horror e repugnância, do qual eu, se tivesse coragem, me teria livrado. Era agora, confesso, a imagem de uma coisa odiosa, abominável: a imagem da forca! Oh, lúgubre e terrível máquina de horror e de crime, de agonia e de morte!

Na verdade, naquele momento eu era um miserável _ um ser que ia além da própria miséria da humanidade. Era uma besta-fera, cujo irmão fora por mim desdenhosamente destruído... uma besta-fera que se engendrara em mim, homem feito à imagem do Deus Altíssimo. Oh, grande e insuportável infortúnio! Ai de mim! Nem de dia, nem de noite, conheceria jamais a bênção do descanso! Durante o dia, o animal não me deixava a sós um único momento; e, à noite, despertava de hora em hora, tomado do indescritível terror de sentir o hálito quente da coisa sobre o meu rosto, e o seu enorme peso _ encarnação de um pesadelo que não podia afastar de mim _ pousado eternamente sobre o meu coração!

Sob a pressão de tais tormentos, sucumbiu o pouco que restava em mim de bom. Pensamentos maus converteram-se em meus únicos companheiros _ os mais sombrios e os mais perversos dos pensamentos. Minha rabugice habitual se transformou em ódio por todas as coisas e por toda a humanidade _ e enquanto eu, agora, me entregava cegamente a súbitos, freqüentes e irreprimíveis acessos de cólera, minha mulher - pobre dela! - não se queixava nunca convertendo-se na mais paciente e sofredora das vítimas.

Um dia, acompanhou-me, para ajudar-me numa das tarefas domésticas, até o porão do velho edifício em que nossa pobreza nos obrigava a morar, O gato seguiu-nos e, quase fazendo-me rolar escada abaixo, me exasperou a ponto de perder o juízo. Apanhando uma machadinha e esquecendo o terror pueril que até então contivera minha mão, dirigi ao animal um golpe que teria sido mortal, se atingisse o alvo. Mas minha mulher segurou-me o braço, detendo o golpe. Tomado, então, de fúria demoníaca, livrei o braço do obstáculo que o detinha e cravei-lhe a machadinha no cérebro. Minha mulher caiu morta instantaneamente, sem lançar um gemido.

Realizado o terrível assassínio, procurei, movido por súbita resolução, esconder o corpo. Sabia que não poderia retirá-lo da casa, nem de dia nem de noite, sem correr o risco de ser visto pelos vizinhos.

Ocorreram-me vários planos. Pensei, por um instante, em cortar o corpo em pequenos pedaços e destruí-los por meio do fogo. Resolvi, depois, cavar uma fossa no chão da adega. Em seguida, pensei em atirá-lo ao poço do quintal. Mudei de idéia e decidi metê-lo num caixote, como se fosse uma mercadoria, na forma habitual, fazendo com que um carregador o retirasse da casa. Finalmente, tive uma idéia que me pareceu muito mais prática: resolvi emparedá-lo na adega, como faziam os monges da Idade Média com as suas vítimas.

Aquela adega se prestava muito bem para tal propósito. As paredes não haviam sido construídas com muito cuidado e, pouco antes, haviam sido cobertas, em toda a sua extensão, com um reboco que a umidade impedira de endurecer. Ademais, havia uma saliência numa das paredes, produzida por alguma chaminé ou lareira, que fora tapada para que se assemelhasse ao resto da adega. Não duvidei de que poderia facilmente retirar os tijolos naquele lugar, introduzir o corpo e recolocá-los do mesmo modo, sem que nenhum olhar pudesse descobrir nada que despertasse suspeita. E não me enganei em meus cálculos. Por meio de uma alavanca, desloquei facilmente os tijolos e tendo depositado o corpo, com cuidado, de encontro à parede interior. Segurei-o nessa posição, até poder recolocar, sem grande esforço, os tijolos em seu lugar, tal como estavam anteriormente. Arranjei cimento, cal e areia e, com toda a precaução possível, preparei uma argamassa que não se podia distinguir da anterior, cobrindo com ela, escrupulosamente, a nova parede. Ao terminar, senti-me satisfeito, pois tudo correra bem. A parede não apresentava o menor sinal de ter sido rebocada. Limpei o chão com o maior cuidado e, lançando o olhar em tomo, disse, de mim para comigo: "Pelo menos aqui, o meu trabalho não foi em vão".

O passo seguinte foi procurar o animal que havia sido a causa de tão grande desgraça, pois resolvera, finalmente, matá-lo. Se, naquele momento, tivesse podido encontrá-lo, não haveria dúvida quanto à sua sorte: mas parece que o esperto animal se alarmara ante a violência de minha cólera, e procurava não aparecer diante de mim enquanto me encontrasse naquele estado de espírito. Impossível descrever ou imaginar o profundo e abençoado alívio que me causava a ausência de tão detestável felino. Não apareceu também durante a noite _ e, assim, pela primeira vez, desde sua entrada em casa, consegui dormir tranqüila e profundamente. Sim, dormi mesmo com o peso daquele assassínio sobre a minha alma.

Transcorreram o segundo e o terceiro dia _ e o meu algoz não apareceu. Pude respirar, novamente, como homem livre. O monstro, aterrorizado fugira para sempre de casa. Não tomaria a vê-lo! Minha felicidade era infinita! A culpa de minha tenebrosa ação pouco me inquietava. Foram feitas algumas investigações, mas respondi prontamente a todas as perguntas. Procedeu-se, também, a uma vistoria em minha casa, mas, naturalmente, nada podia ser descoberto. Eu considerava já como coisa certa a minha felicidade futura.

No quarto dia após o assassinato, uma caravana policial chegou, inesperadamente, a casa, e realizou, de novo, rigorosa investigação. Seguro, no entanto, de que ninguém descobriria jamais o lugar em que eu ocultara o cadáver, não experimentei a menor perturbação. Os policiais pediram-me que os acompanhasse em sua busca. Não deixaram de esquadrinhar um canto sequer da casa. Por fim, pela terceira ou quarta vez, desceram novamente ao porão. Não me alterei o mínimo que fosse. Meu coração batia calmamente, como o de um inocente. Andei por todo o porão, de ponta a ponta. Com os braços cruzados sobre o peito, caminhava, calmamente, de um lado para outro. A polícia estava inteiramente satisfeita e preparava-se para sair. O júbilo que me inundava o coração era forte demais para que pudesse contê-lo. Ardia de desejo de dizer uma palavra, uma única palavra, à guisa de triunfo, e também para tomar duplamente evidente a minha inocência.

_ Senhores _ disse, por fim, quando os policiais já subiam a escada _ , é para mim motivo de grande satisfação haver desfeito qualquer suspeita. Desejo a todos os senhores ótima saúde e um pouco mais de cortesia. Diga-se de passagem, senhores, que esta é uma casa muito bem construída... (Quase não sabia o que dizia, em meu insopitável desejo de falar com naturalidade.) Poderia, mesmo, dizer que é uma casa excelentemente construída. Estas paredes _ os senhores já se vão? _ , estas paredes são de grande solidez.

Nessa altura, movido por pura e frenética fanfarronada, bati com força, com a bengala que tinha na mão, justamente na parte da parede atrás da qual se achava o corpo da esposa de meu coração.

Que Deus me guarde e livre das garras de Satanás! Mal o eco das batidas mergulhou no silêncio, uma voz me respondeu do fundo da tumba, primeiro com um choro entrecortado e abafado, como os soluços de uma criança; depois, de repente, com um grito prolongado, estridente, contínuo, completamente anormal e inumano. Um uivo, um grito agudo, metade de horror, metade de triunfo, como somente poderia ter surgido do inferno, da garganta dos condenados, em sua agonia, e dos demônios exultantes com a sua condenação.

Quanto aos meus pensamentos, é loucura falar. Sentindo-me desfalecer, cambaleei até à parede oposta. Durante um instante, o grupo de policiais deteve-se na escada, imobilizado pelo terror. Decorrido um momento, doze braços vigorosos atacaram a parede, que caiu por terra. O cadáver, já em adiantado estado de decomposição, e coberto de sangue coagulado, apareceu, ereto, aos olhos dos presentes.

Sobre sua cabeça, com a boca vermelha dilatada e o único olho chamejante, achava-se pousado o animal odioso, cuja astúcia me levou ao assassínio e cuja voz reveladora me entregava ao carrasco. Eu havia emparedado o monstro dentro da tumba!
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 4:36 am

Olá, Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro

"Olá, guardador de rebanhos,
Aí à beira da estrada,
Que te diz o vento que passa?"
"Que é vento, e que passa,
E que já passou antes,
E que passará depois.
E a ti o que te diz?"

"Muita cousa mais do que isso.
Fala-me de muitas outras cousas.
De memórias e de saudades
E de cousas que nunca foram."

"Nunca ouviste passar o vento.
O vento só fala do vento.
O que lhe ouviste foi mentira,
E a mentira está em ti."
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 6:16 am

Uhmmmmmm cheers

Ano passado o professor de literatura norte-americana pediu no 3º bimestre seminários sobre obras de Allan Poe, eu fiz do coração delator, mas assisti a todos, me chamou atenção o caso do senhor valdemar, o barril de amontilado, o gato preto, BERENICE, mas o que eu sempre vou gostar mais do Poe, é o primeiro conto que li, pois aquela sede de terminar, foi realmente uma leitura de uma assentada só..rs*, e no fim, os outros contos seguem uma linha muito igual...meu favorito é A queda da casa de Usher!

---------------------

Caeiro... esse poema mostra bem o que ele é... sua simplicidade...o vento, o que é o vento...e ele diz: "o vento é o vento"... dá-lhe Caeiro!!!! bounce
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 6:19 am

Segundo Caeiro, as palavras são uma tentativa frustrada de traduzir a mente. Eu posso falar que eu te amo, mas você nunca vai ver esse meu amor.

Ele era contra esse romantísmo de tentar traduzir sentimentos onde não existe. O vento é o que ele é, sem dizer nada, assim como fazemos com as palavras.
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Saphira
Iniciante
Iniciante
Saphira


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Fev 14, 2008 6:19 pm

Isso me lembra Sartre.... é diferente, por isso que apenas lembra, claro....podemos dizer o quanto tristes ficamos por um fato, que estamos com dor, que estou sofrendo, que algo me machuca...mas um outro alguém só é capaz de me compreender, jamais saberá o que realmente se passa dentro de mim, e como é a dor que eu sinto.
E deve ser mesmo verdade né...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Sidnei
Administrador
Administrador
Sidnei


Número de Mensagens : 37
Idade : 39
Localização : São Paulo
Categoria : Portador
Data de inscrição : 15/01/2008

Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitimeQui Fev 14, 2008 7:00 pm

Lembra sim, é que Sartre simplesmente vê por uma linha baseada de que somos a visão do outro. Mas se for ver, tem muita relação, pois já que "o outro" não nos traduz, usamos ele como muleta para sermos guiado.

"O inferno são os outros"
Jean Paul Sartre
Ir para o topo Ir para baixo
https://mentes.forumeiro.com
Conteúdo patrocinado





Sociedade dos poetas loucos Empty
MensagemAssunto: Re: Sociedade dos poetas loucos   Sociedade dos poetas loucos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sociedade dos poetas loucos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mentes :: Geral :: Tópicos Off-
Ir para: