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 Reabilitação da criança autista

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Saphira
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MensagemAssunto: Reabilitação da criança autista   Reabilitação da criança autista Icon_minitimeDom Fev 17, 2008 4:35 pm

Reabilitação

As propostas de reabilitação substituem os modelos psicoterápicos de base analítica das décadas de 50 e 60, quando a doença era considerada uma conseqüência de distúrbio afetivo. Esses modelos de reabilitação podem então ser caracterizados como: ·

Arrow Modificação de comportamento;
Arrow Terapia de "Holding";
Arrow Aproximação direta do paciente;
Arrow Comunicação facilitada; ·
Arrow Técnicas de integração sensorial; e
Arrow Treino auditivo.


Como é a educação especial para o autista?

Dentre os modelos educacionais para o autista, o mais importante, neste momento, é o método TEACCH, desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte e que tem como postulados básicos de sua filosofia:

Arrow propiciar o desenvolvimento adequado e compatível com as potencialidades e a faixa etária do paciente;
Arrow funcionalidade (aquisição de habilidades que tenham função prática);
Arrow independência (desenvolvimento de capacidades que permitam maior autonomia possível);
Arrow integração de prioridades entre família e programa, ou seja, objetivos a serem alcançados devem ser únicos e a estratégias adotadas devem ser uniformes.

Dentro desse modelo, é estabelecido um plano terapêutico individual, onde é definida uma programação diária para a criança autista. O aprendizado parte de objetos concretos e passa gradativamente para modelos representacionais e simbólicos, de acordo com as possibilidades do paciente.



Referências Bibliográficas

Schwartzman, J. S.; Assumpção Jr. F.B. - Autismo Infantil. Mennon Eds.; São Paulo, 1995.

Assumpção Jr. F.B. - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Infantil. Lemos Ed., São Paulo; 1997.

Gauderer, C. - Autismo, década de 80. Sarvier, São Paulo; 1985.

Ritvo, E.E. - Autism: diagnosis, current research and management. Spectrum Pub. Inc., 1976.

Kanner, L. - Childhood Psychosis. John Wiley & Sons, New York, 1973.

Peeters, T. - L`autisme: de la commpréhension à l´intervention. Dunod, Paris, 1996.

Barthelemy, C.; Hameury, L.; Lelord, G. - L`autisme de l`enfant. Expansion Scientifique Française, Paris, 1995.

Volkmar, F.R. - Psychoses and Pervasive Developmental Disorders in Dhildhood and Adolescence; Amerin Psychiatric Hess Inc., Washington, 1996.
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