Saphira Iniciante
Número de Mensagens : 45 Idade : 43 Localização : Neverland - Jahumaica Categoria : Portador Data de inscrição : 17/01/2008
| Assunto: Reabilitação da criança autista Dom Fev 17, 2008 4:35 pm | |
| ReabilitaçãoAs propostas de reabilitação substituem os modelos psicoterápicos de base analítica das décadas de 50 e 60, quando a doença era considerada uma conseqüência de distúrbio afetivo. Esses modelos de reabilitação podem então ser caracterizados como: · Modificação de comportamento; Terapia de "Holding"; Aproximação direta do paciente; Comunicação facilitada; · Técnicas de integração sensorial; e Treino auditivo. Como é a educação especial para o autista?Dentre os modelos educacionais para o autista, o mais importante, neste momento, é o método TEACCH, desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte e que tem como postulados básicos de sua filosofia: propiciar o desenvolvimento adequado e compatível com as potencialidades e a faixa etária do paciente; funcionalidade (aquisição de habilidades que tenham função prática); independência (desenvolvimento de capacidades que permitam maior autonomia possível); integração de prioridades entre família e programa, ou seja, objetivos a serem alcançados devem ser únicos e a estratégias adotadas devem ser uniformes. Dentro desse modelo, é estabelecido um plano terapêutico individual, onde é definida uma programação diária para a criança autista. O aprendizado parte de objetos concretos e passa gradativamente para modelos representacionais e simbólicos, de acordo com as possibilidades do paciente. Referências BibliográficasSchwartzman, J. S.; Assumpção Jr. F.B. - Autismo Infantil. Mennon Eds.; São Paulo, 1995.
Assumpção Jr. F.B. - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Infantil. Lemos Ed., São Paulo; 1997.
Gauderer, C. - Autismo, década de 80. Sarvier, São Paulo; 1985.
Ritvo, E.E. - Autism: diagnosis, current research and management. Spectrum Pub. Inc., 1976.
Kanner, L. - Childhood Psychosis. John Wiley & Sons, New York, 1973.
Peeters, T. - L`autisme: de la commpréhension à l´intervention. Dunod, Paris, 1996.
Barthelemy, C.; Hameury, L.; Lelord, G. - L`autisme de l`enfant. Expansion Scientifique Française, Paris, 1995.
Volkmar, F.R. - Psychoses and Pervasive Developmental Disorders in Dhildhood and Adolescence; Amerin Psychiatric Hess Inc., Washington, 1996. | |
|