Mentes

Um fórum que busca integrar portadores, profissionais e simpatizantes dos mais variados assuntos psicológicos.

Você está ouvindo a Rádio USP
 
InícioInício  PortalPortal  SitesSites  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Malleus Maleficarum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Saphira
Iniciante
Iniciante
avatar

Número de Mensagens : 45
Idade : 36
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

MensagemAssunto: Malleus Maleficarum   Sex Jan 18, 2008 9:00 am

O Martelo das Feiticeiras

Em off.. vou falar de um livro...aliás, o mais importante livro jamais escrito sobre o feminino.

Durante 4 séculos este livro foi o manual oficial da Inquisição para a caça às bruxas. Levou à tortura e à morte mais de 100 mil mulheres sob o pretexto, entre outros, de copularem com o demônio. Esse genocídio foi perpetrado na época em que se formavam as nações modernas. Tornou dóceis e submissos os corpos das mulheres da Era Industrial, que se iniciava.

Escrito em 1484 pelos inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger, possuo a 4ª edição.

É um livro importante para a cultura ocidental, para leitores que estudam a história do pensamento e das leis. É um documento fundamental do pensamento pré-cartesiano, bem como um dos mais importantes depositórios das leis que vigoravam no estado teocrático, revela ainda as articulações concretas entre sexualidade e poder, e por isso é uma peça única para todos aqueles que estudam a profundidade da psique humana e o funcionamento das sociedades. E aqui, mostra que não está tão em off assim esta indicação, já que este é um canto para amantes da mente humana...inquisidores, nazistas, loucos ou apenas amavam em demasia?...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Van Clown
Novato
Novato
avatar

Número de Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Sampa
Data de inscrição : 17/01/2008

MensagemAssunto: O Martelo das Bruxas   Sex Jan 18, 2008 2:44 pm

Eu tenho analisado obras do século XV e XVI por afeição, somente. A beleza dos trajes e a magnificência dos seres expressos torna o período incrivelmente satisfatório a qualquer apreciador destes âmbitos. Mas a ignorância do próprio perído corrompeu os minuetos e hoje tudo que se ouve parece triste... Poxa! Gostaria de vislumbrar tais conceitos e ver onde erramos. Infelizmente a religião sempre cai em meu conceito por conta disso, mas nunca generalizarei. Falando de forma mais abrangente a religião sempre foi um poder corrompedor, desde os antigos egípcios, com suas pirâmides desmatadoras, formadoras de desertos. Tales de Mileto que me perdoe, mas ele também errou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.edivansantos.zip.net
Saphira
Iniciante
Iniciante
avatar

Número de Mensagens : 45
Idade : 36
Localização : Neverland - Jahumaica
Categoria : Portador
Data de inscrição : 17/01/2008

MensagemAssunto: Re: Malleus Maleficarum   Sab Jan 19, 2008 2:14 pm

Ah..... a religião....é mesmo decepcionante....sempre ligada ao poder. Eu ainda acredito que a interpretação de tudo foi incrivelmente equivocada...quando vejo o vaticano por exemplo, me lembro de Jesus derrubando o templo com o bezerro de ouro, quando disse para sobre aquela pedra fundar a sua igreja, ele não dizia pra construir palácios de ouro...acho que se ele voltasse derrubaria tudo novamente, interpreto seu desejo como algo do tipo luau...sério, um círculo bem simples, sentados ao chão debatendo dúvidas onde uns pudessem ajudar os outros.
A religião não é ruim, quem se adapta à ela que a corrompe...como na política....por isso as pessoas boas decidiram cuidar de si mesmas sem ajuda. Não me surpreenderia de encontrar no céu prostitutas, ladrões e outros mal vistos pela igreja e cardeais no inferno....o que vale é a própria vida e suas atitudes tomadas nela, isso, se a história do céu e do inferno não tenha sido criada para dominar os leigos. Ciência e fé.... ui..
Muitas coisas boas este tempo deixou tbm....é só interromper o pensamento antes de chegar nas coisas ruins já que a linha de raciocínio é sabida decor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.sum_constantia.weblogger.com.br
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Malleus Maleficarum   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Malleus Maleficarum
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mentes :: Geral :: Tópicos Off-
Ir para: